Pensou em buscar ajuda, mas está em dúvida de qual psicólogo escolher? Fique aqui que até o final, você encontrará uma resposta.
Psicólogo com muito tempo de experiência ou uma que acabou de se formar? Qual gênero? Cristão ou não? Esses são alguns dos questionamentos que ouvimos durante os atendimentos. As pessoas tem dúvidas de quem é esse psicólogo, enquanto pessoa, no que acredita ou não, nos seus princípios e valores, nas opções que faz sobre alguns aspectos da vida, enfim as perguntas são inúmeras. Na verdade, se isso for importante para você e fará diferença no momento do atendimento, então busque um profissional que se identifique e que esteja de acordo com aquilo que deseja, porém o que mais determina o sucesso da psicoterapia e a boa escolha do profissional é o vínculo que será estabelecido entre ambos e cada um exercer seu papel de forma ativa. Afinal, se você não for ativo durante o seu processo, poderá passar por muitos psicólogos e não irá gostar de nenhum, ou seja, isso diz muito mais sobre você do que sobre o profissional.
Em toda profissão, existem bons profissionais como ruins também, na psicologia não pode ser diferente, caso você já tenha tido uma experiência ruim não generalize, busque outro e se permita vivenciar esse momento novamente. O vínculo terapêutico será o mais importante no processo, uma relação de harmonia, em que os dois se sintam confortáveis em um ambiente seguro e de confiança é essencial para o bom desenvolvimento da terapia. Os primeiros atendimentos servem para estabelecer conexões e ambos irem se conhecendo, pode parecer um pouco estranho e difícil se abrir para um desconhecido, porém dê um tempo para que isso ocorra de forma natural e leve, caso aconteça permaneça com seu psicólogo, se não, busque outro. Você se sentir à vontade para falar o que quiser e sem medo de ser julgado, é essencial.
O ponto primordial é você entender qual objetivo deseja com a psicoterapia para através disso decidir qual a abordagem que se encaixa melhor para atender sua demanda. Dessa forma sendo importante vivenciar um atendimento nessa abordagem para constatar se de fato faz sentido para você.
Busque tentar agendar uma primeira conversa com o profissional antes de fechar o contrato, para que dessa forma possa conhecer o psicólogo e sua abordagem, entender como funciona o seu trabalho e esclarecer eventuais dúvidas.
Existem diversas abordagens e o que muda de uma para outra é o método que é utilizado para compreender o ser humano e consequentemente a forma como será guiado os atendimentos. Atualmente as principais abordagens são:
- Psicanálise (Sigmund Freud), as ideias principais dessa abordagem consistem no inconsciente, associação livre e o foco no passado, ocorrendo pouca intervenção do psicólogo durante os atendimentos;
- Humanismo, tendo a terapia centrada na pessoa de Carl Rogers, o paciente sendo protagonista da sua história e em busca de se desenvolver e crescer, e a Gestalt terapia (Fritz Perls), tendo o presente como o ponto principal e o indivíduo sendo trabalhado na sua totalidade, tendo uma interação colaborativa entre psicólogo e paciente.
- Behaviorismo (os pensadores principais são Watson e Skinner), sendo o foco na análise do comportamento através da observação e modificar os padrões que são disfuncionais.
- Terapia Cognitiva Comportamental (Aaron Beck), essa é a queridinha da maioria das pessoas, acredito ser porque o psicólogo dessa abordagem faz intervenções mais diretas e propõem atividades de casa, voltando o olhar para a interação entre pensamento, emoção e comportamento sendo uma abordagem com objetivos claros e muito diretiva.
- EMDR (Francine Shapiro), significa: movimento de dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos dos olhos, o foco é trabalhar com traumas através de estimulação bilateral do cérebro para desbloquear as memórias traumáticas, tendo foco e objetivos diretos.
- Saliento que não existe profissional totalmente certo ou errado, melhor ou pior, e sim o ser humano enquanto pessoa e profissional, que você mais se identifica e se sente acolhido assim como a abordagem utilizada (será a que faz mais sentido no momento em que você está vivendo). Então dessa forma indico a encontrar um profissional com a abordagem que esteja alinhado a atender requisitos que são necessários no seu atual momento.
Espero ter ajudado e fico a disposição para esclarecer eventuais dúvidas.